domingo, dezembro 03, 2006

Um desafio à Blogosfera Liberal II

O Camarada Tonibler, respondendo ao meu desafio, o que desde já agradeço, afirma sobre "que estado é o estado mínimo” que é
“o estado necessário para que cada um escolha o que é importante para si, numa nação que garanta as condições para tal.”
Concordo e “tá bonito!” (fica-lhe bem dar títulos assim, "Do....").
Este meu desafio foi (quase) ignorado pelos poucos (mas bons) blogs liberais (uns mais do que outros) que incomodei, “postando” nas caixas de comentários. Com pena minha, mas como já dizia o outro “é a vida!”.
O meu objectivo visava trazer para a “causa” alguns apoios de gente que pensa e escreve estes assuntos melhor do que eu (sem ironia), porque creio que esta é uma questão crítica a responder, para que as pessoas considerem a liberalização da sociedade uma alternativa válida ao “estatismo” reinante.
Estou convicto que quando os liberais afirmam que “algo está mal e a solução é o liberalismo”, a maioria das pessoas não compreende ou não aceita como credível a proposta. Se por exemplo digo (e acredito!) que o Ministério da Educação devia ser extinto, mas não consigo explicar como, nem qual será a nova realidade, a proposta será por muitos vista como um acto de irresponsabilidade e provavelmente gera receio (pelo desmoronar de um sistema que apesar de horrível vai funcionando). Os portugueses, dizem alguns estudos, preferem o conhecido (mesmo que mau) ao desconhecido (mesmo que potencialmente bom). Não sei se é verdade, mas que dizem, dizem...
De qualquer forma, por pequeno que seja, tentarei dar o meu contributo ao debate em "posts" posteriores.

2 comentários:

Tonibler disse...

A "blogosfera liberal" é composta por filósofos com uma fraca capacidade para o raciocínio lógico que respondem à pergunta com base em princípios enunciados por outros e não com os coeficientes que devem aplicar ao sistema em concreto. Liberal, camarada Ricardo, não é o sujeito que debita escritos de um qualquer americano só porque a frase lhe soou bonita.

Assim, posso-lhe dizer que a maioria da blogosfera liberal respondeu ao seu desafio, sim!

PS: Penso que o camarada Lopes lhe fez um desafio...

Anónimo disse...

o Ricardo

O tempo poe a cada um no seu sitio;cuando estos ultraliberais (ou melhor dito o capitalismo selvagem tao de moda em algumos blogues e Universidades teoricos apolhados em fundacoes privadas) vai derrubar um grande pais como os USA ainda que hoje parece imposivel, logo quem vai remediar?

Entao reclamar "ao maestro armero"