quarta-feira, janeiro 24, 2007

Portugal no seu melhor

Empresas vão poder verificar baixas por doença, hoje no JN

"Empresas podem nomear médico se Previdência não der resposta...obrigando a empresa a pagar 40 euros de cada vez que solicita uma inspecção médica...É de 24 horas o prazo dado pela lei à Segurança Social para convocar o trabalhador em causa para uma avaliação médica. ...Depois de a Segurança Social indicar um médico, a avaliação tem que decorrer nas próximas 72 horas, ou seja, três dias. (já lá vão 4 dias e 40 euros + uns euritos para pagar ao médico que a empresa contratou)...24 horas para reclamar (já lá vão 5 dias + etc)... Se a decisão do médico desagradar quer ao trabalhador quer à empresa, é possível convocar uma junta médica, composta por um médico da Segurança Social, um representante do trabalhador e outro da empresa. (já lá vão 5 + etc + etc)...Depois de convocada, a junta médica tem oito dias para analisar o trabalhador e tomar uma decisão final sobre o seu estado de saúde..."

E lá vão 13 + alguns dias + etc + etc, a que acresce uma catrapada de euros pagos pela empresa, os gastos da Segurança Social (paga o contribuinte, não tem problema!) e ou o trabalhador continua doente/ficou bom entretanto ou, a meio do "processo", voltou ao "trabalho", deixa a coisa acalmar e um destes dias "pede" novo atestado ao médico amigo.

Dizem que é assim uma espécie de medida que "pretende atacar as baixas fraudulentas que todos os anos lesam o Estado em largas centenas de milhares de euros", dizem...

Sem comentários: