sábado, novembro 04, 2006

Cartão de (bom) cidadão

A Inglaterra é um daqueles países onde não há um cartão tipo BI. Tradição liberal diz-se.

Mas a par com as
CCTV, o Governo inglês vai recolhendo e armazenando sistematicamente informação biométrica e de DNA, e pretende criar o tal cartão único de cidadão.

Mais uma vez, havendo vantagens em diversas áreas da existência de uma basae de dados assim (muitos crimes violentos são hoje resolvidos com recurso à análise do DNA), o perigo de má utilização da informação, nomeadamente pelos Governos, é enorme.

Só a título de exemplo, no meu DNA está identificado o meu pai e o meu filho. Sabe-se que doenças tenho e posso vir a ter. No meu cartão de cidadão estará toda a informação "oficial" que existe sobre mim: onde e quando nasci, com quem casei, onde moro e onde morei, onde trabalho, quando fui ao hospital, etc etc.

Qual o risco desta informação chegar às mãos de alguém que não lhe dá o uso apropriado?

Sem comentários: