quarta-feira, março 21, 2007

Belmiro de Azevedo!

Belmiro de Azevedo, claramente o maior e melhor empresário português, cederá no próximo dia 3 de Maio ao filho Paulo a liderança executiva do Grupo SONAE.

Belmiro de Azevedo merece um lugar especial na história, não só porque transformou uma pequena unidade industrial (SONAE = Sociedade Nacional de Estratificados, Sarl) num grupo multinacional, mas porque o fez trilhando um caminho alicerçado na competência e no mérito. E isso é de destacar num país que pensa pequenino e muitas vezes medíocre, como o seria em qualquer parte do mundo.

Belmiro de Azevedo representa muito daquela imagem do homem do Norte: empreendedor, determinado, rigoroso, trabalhador, por vezes teimoso e agreste, homem de família e de gostos simples, que não ostenta o dinheiro que tem e a quem o dinheiro não subiu à cabeça. De quem sabe que o dinheiro custa a ganhar, e como tal o respeita, investindo-o e criando riqueza, não o desbaratando. Um homem do Porto cidade, e do Porto clube, mas principalmente um homem do mundo, como o são os verdadeiros empreendedores do Norte, para quem o trabalho constitui não um fardo mas motivo de orgulho.

Paulo Azevedo teve a sorte de nascer filho de quem nasceu, mas teve o mérito de merecer e conquistar o lugar que agora é dele. Que tenha boa sorte, pois sucesso da SONAE é sucesso para milhares de pessoas e para o país.

Sou pouco de elogios e menos ainda de “heróis”, pois heróis mesmo são aqueles que trabalham uma vida de sol a sol para honradamente sustentarem as suas famílias. Mas só um país pequenino, que recuso acreditar ser Portugal, não reconhece valor a alguém como Belmiro de Azevedo.

Sem comentários: