quinta-feira, novembro 16, 2006

É a cultura, estúpido!

Boas notícias para os amantes do Estado Filantropo:

Um estudo da União Europeia mostra que a cultura contribui mais para a economia dos 25 do que os automóveis. Em Portugal, é o terceiro principal contribuinte para o PIB, a seguir aos produtos alimentares e bebidas.

O conceito de sector cultural e criativo usado pelo estudo é lato e inclui as chamadas "indústrias culturais" (cinema, música, livro, jogos de vídeo), os media (imprensa, rádio e televisão), os sectores criativos como a moda, o design, a arquitectura e a publicidade, o turismo cultural e o sector tradicional das artes (espectáculos ao vivo, artes visuais e património). (no Público)

Há que começar já a pensar em alargar a base de subsídios aos cinemas (afinal, porquê só aos "criadores"?), casas de jogos (alguém se lembra da Pop 2000 em Matosinhos?), jornais, TVs e revistas do coração e, claro, reforçar as verbas do Portugal Fashion.

Com um jeitinho conseguimos colocar a cultura acima dos comes e bebes que, como qualquer gajo culto sabe, são actividades menores.

2 comentários:

Jorge A. disse...

Tenho dúvidas é que os famososos rivolucionários... e outros agentes culturais por este país fora, que acreditam nos subsidios à cultura e na formação de públicos, considerem que muitos desses sectores façam parte daquilo a que eles desiganaram chamar como cultura... e que no fundo, corresponde tão só à sua própria definição de cultura que querem impôr a todos nós.

Esta semana chega às salas de cinema português mais um exemplo do cinema culturalmente interessante: "Viuva Rica, Não Fica Solteira"... mais um para ficar às moscas e que recebeu subsidio patrocinado com o dinheiro de todos nós.

Joao disse...

Completamente de acordo. E é assim com todos: o "nosso" sector tem certas *especificidades* que têm que ser devidamente consideradas (lei-se apoiadas)...

Ainda ontem ouvi alguém da caixa de previdência dos jornalistas a "explicar" que a profissão tem o seu quê de *especial* que justifica que tenha um sistema de previdência também *especial*...